A segunda selecionada pela Aceleradora para o programa de 2012 é o Youcast, onde qualquer pessoa pode contribuir com videos e imagens e participar de uma agência colaborativa de notícias. O empreendedor à frente da startup é o Felipe Gazolla, um jornalista que decidiu buscar um modelo de negócios mais escalável.

A oportunidade

O Youcast vem de uma oportunidade que o empreendedor detectou ao conversar com pessoas que faziam imagens nas ruas. Todos sabem que é possível ganhar dinheiro com filmagens interessantes, mas simplesmente não sabem para quem enviar ou como negociar isso. Mesmo com diversos esforços em portais e TVs para envolver a captação de notícias por cinegrafistas amadores, não há um retorno financeiro que incentive grandes imagens. É esse gap que o Youcast tenta trabalhar: criar um marketplace com cinegrafistas e repórteres amadores de um lado, e os grandes grupos de mídia do outro.



Potencial de sucesso

Conhecemos o Felipe no Biz Model Day em junho/2011 (veja a opinião de um participante sobre o evento), e ele já aproveitou o dia para conquistar seu primeiro investidor anjo no meetup ao fim do dia – somente com uma ideia na cabeça.

Assim como no Ledface, fizemos alguns testes de aceleração com o Youcast. O modelo de negócio é o comissionamento sobre o licenciamento de conteudo, e em breve a venda de publicidade online. O mais interessante é que mesmo não atingindo uma receita grande no licenciamento, o Youcast ainda pode se tornar um grande portal de notícias colaborativas, em tempo real e geolocalizadas… Imagine ver um jornal exclusivo do seu bairro atualizado durante todo o dia? Se a startup conseguir crescer, esse é um dos produtos gerados indiretamente e com um grande potencial de audiência.

A equipe já acumula duas conquistas interessantes: foi aprovada no programa Wayra da Telefonica, e foi uma das selecionadas pelo Sebrae no reality show filmado durante a Campus Party. Teste o produto e interaja com os empreendedores no Facebook e Twitter.