A primeira selecionada pela Aceleradora para o programa de 2012 é a Ledface, que usa a inteligência coletiva para resolver de uma forma criativa o problema das perguntas e respostas na Internet. Nossa aposta na empresa tem dois motivos principais: o bom time liderado pelos empreendedores seriais Horácio Poblete e Tatiana Pezoa, e a forma inteligente de resolver um problema que atinge qualquer pessoa no mundo em algum momento.

A dor do cliente

Qualquer pessoa em algum momento precisa de alguma informação que não tem. Para dificultar, nem todas as respostas serão facilmente achadas no Google – por exemplo, “O que é um bom presente para meu sobrinho de 10 anos?”, “Qual o livro mais indicado para um iniciante em J. R. R. Tolkien?” ou “Estou hospedado na Rua Florida em Buenos Aires. Qual o melhor show de tango na vizinhança?”.

Para resolver isso, o Ledface permite que você faça perguntas anônimas e receba respostas editadas colaborativamente por usuários também anônimos, mas que entendem sobre aquele assunto. O sistema seleciona as pessoas mais indicadas para criarem uma resposta feita de forma colaborativa, e retorna a resposta ao usuário.


Ledface em dois minutos from Ledface on Vimeo.

Potencial de sucesso

Se você usava o Aardvark, comprado pelo Google por US$ 50 milhões, vai perceber que o conceito é parecido. Só que o Aardvark selecionava uma pessoa específica para responder à pergunta, o que poderia gerar respostas tendenciosas vindas de opiniões muito pessoais. Ao agrupar ideias de pessoas diferentes, o Ledface se torna mais confiável e com maiores chances de acertar a resposta na mosca.

Adiantamos alguns passos da aceleração com a equipe do Ledface, que gerou melhorias impressionantes em poucos dias. Isso comprova a capacidade de execução do time, e aumenta nossa confiança de que o Ledface tem uma grande sinergia com a Aceleradora. Mesmo assim, ainda há muito trabalho pela frente para validarmos os modelos de negócio que temos em mente… podemos somente adiantar que eles incluem targeted advertising, publicidade online e produtos de knowledge management para empresas, além de brincarmos de big data se o número de usuários crescer como esperamos.

A startup quase chegou ao top 10 do Pulso Social e acaba de ser avaliada pela Veja, que a retrata com uma analogia idêntica à que usamos na Aceleradora: o Ledface é uma wikipedia feita especialmente pra você.

Teste o produto e interaja com os empreendedores no Facebook e Twitter.