Na última terça-feira, 8 de junho, estivemos em São Paulo para encontrar gente como a gente. Foi durante o I Startup Meetup SP, onde mais de 170 pessoas envolvidas na cena de startups se encontraram no Wall Street Bar.

Nesse post da Aceleradora, mostramos por que uma coisa tão informal como um encontro de bar pode ser tão importante para o ecossistema brasileiro de startups.

O que é?

Meetup é um encontro informal e previamente combinado. Mas por que informal?

Simples: porque é preciso ter um ambiente solto e despretensioso para juntar investidores e empreendedores e tentar fazê-los conversar a mesma língua. Dessa forma, não existe a pressão da avaliação ou de ser ignorado por alguém: o investidor está ali para conhecer empreendedores, o empreendedor está ali para conhecer investidores e outros empreendedores. Sem regras. Sem expectativas. Free-style.

O Startup Meetup foi criado e é coordenado em conjunto pela Aceleradora, Confrapar, ReadWriteWeb e Samba Tech. Se você quer saber por que uma startup difere de uma pequena empresa, leia esse post.

Investidores e angels

6% dos participantes no Meetup SP estavam de alguma forma ligados a fundos de investimento. A não ser em raras exceções como eventos da FINEP, FIESP ou SEBRAE, investidores de vários fundos raramente se juntam para trocar figurinhas… Por isso, o Meetup serve como uma oportunidade para integrar essas pessoas em um ambiente livre e divertido.

II Startup Meetup – Belo Horizonte

Na foto acima (da esquerda para a direita) estão Felipe Godoi, gestor do Fundo HorizonTI, três analistas da Confrapar – Kaliane, Maria Isabel e Tulio -, Marcelo Prata, CEO do Canal do Crédito, Guilherme Cohn, analista do Fundo HorizonTI e Simon Olson, da DFJ/FIR Capital. Em outras palavras, dois dos maiores fundos de Tecnologia no Brasil juntos no mesmo lugar e dividindo sua atenção junto aos empreendedores.

Seja você um angel investor, gestor ou analista de fundos de investimento ou um executivo experiente querendo se tornar um angel, no Startup Meetup você poderá encontrar outros investidores da região, encontrar ao vivo os empreendedores que quiser avaliar e ligar nomes aos rostos dos projetos no seu pipeline. Compareça.

Empreendedores

65% dos representantes de startups foram até lá para falar sobre investimento, e 49% procuravam feedback sobre seu projeto. Faz sentido, porque durante um Meetup você pode sutilmente pegar um investidor pelo braço e contar sua idéia – por isso, é muito bom aparecer por lá e treinar seu elevator pitch. Palavras de um dono de startup no Meetup SP: “Para o empreendedor, um cara sozinho e cheio de dúvidas, essa é uma ótima oportunidade de trocar ideias e ter um feedback mais rápido do investidor. É preciso quebrar uma barreira para encontrar essas pessoas fora da sala de reuniões”.

A oportunidade também serve para encontrar e conhecer outros empreendedores. 28% das startups usaram o Meetup SP para encontrar sócios, e 80% apontam como importante a oportunidade de encontrar pessoas parecidas. Esse networking ajuda a compartilhar experiências, reduzir a taxa de erros potenciais que cada empreendedor pode cometer e aumentar a sinergia entre projetos similares. Aliás, esse é um dos objetivos da Aceleradora nos meetups: colocar para conversar os donos de projetos parecidos, ao invés de separá-los em cantos diferentes.

Empreendedores e mentores conversando no I Startup Meetup SP

Existem também mentores da Aceleradora em vários estados. Isso significa que você pode abordá-los no meetup da sua cidade para ouvir conselhos, perguntar sobre seu projeto, pedir dicas ou mesmo marcar uma reunião após o Meetup. Na foto acima, um de nossos mentores – In Hsieh, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Bandeirantes de Comunicação – conversa com empreendedores de duas startups diferentes.

Iniciantes e interessados

Se você é um desenvolvedor, designer, DBA ou um cara de marketing procurando uma startup para trabalhar, o Startup Meetup pode servir para encontrar o projeto que tenha mais a ver com você. Nos meetups anteriores, diversas pessoas abordaram empreendedores ou mesmo pediram à Aceleradora para indicar projetos interessantes e vagas em aberto. 17% dos participantes foram com esse objetivo no Meetup SP, e 24% estavam procurando contratar pessoal técnico.

Se você queria começar sua startup e não esteve por lá, perdeu a chance de conversar com mais de 80 empreendedores de diferentes experiências e graus de maturidade. Não seja tímido, pois as rodas de conversa se formam naturalmente e você pode trocar de roda na hora que quiser. Não há regras.

Conclusões

Se você mora em uma capital brasileira onde startups locais fazem algum projeto interessante, provavelmente estará um Startup Meetup em breve. Caso contrário, você sempre pode viajar até o meetup mais próximo, como Marco Fihsben do Descomplica (que voou do Rio para o Meetup SP) e o próprio Marcelo Prata do Canal do Crédito (que voou de BH para o Meetup SP).

Uma das características mais importantes do Startup Meetup para o ecossistema brasileiro de startups é que ele serve como um termômetro regional. Todos os participantes afirmam ficar surpresos com a quantidade de pessoas em sua cidade que está de alguma forma ligada ao empreendedorismo e startups… Isso não só motiva quem participa, como também traz visibilidade para cada região atingida pelo Startup Meetup.

Somente conversar informalmente é suficiente? Obviamente, não. Por isso, estamos planejando ter em cada cidade um evento seguido ao meetup em um formato diferente: a apresentação de projetos de startups selecionadas junto a outros empreendedores, além de painéis com uma banca de investidores. De qualquer forma, você saberá mais sobre isso em breve…

Se você quer que sua cidade seja a próxima sede do Startup Meetup, basta twittar para @aceleradora ou @startup_meetup.

Para saber sobre outros meetups e ler mais sobre startups, siga-nos no twitter e assine nosso feed RSS.