Foram 6 dias de correria e trabalho, mas valeu a pena. Várias startups, empreendedores, desenvolvedores, empresários e investidores passaram pela Campus Party 2010 e interagiram de alguma forma com a Aceleradora.

Apesar de tentarmos bastante, não tivemos apoio para usar o espaço do CP Labs. Por isso, a solução foi usar o Barcamp da CP para as palestras dos mentores da Aceleradora, e o mentoring foi realizado nas bancadas da CP. Nesse post, falaremos um pouco sobre as palestras.

[ Quarta-feira ]

Millor Machado e Luis Piovesana do Empreendemia e do blog Saia do Lugar falaram sobre sua história e contaram lições aprendidas no processo de se criar uma startup. O Rodrigo Paolucci, CMO da Sambatech, assistiu à palestra junto com outros desenvolvedores e empreendedores. O mais legal sobre o Millor, Luis e Mauro (os 3 sócios do Empreendemia) é que a história deles é recente – aproximadamente um ano – e tiveram que  aprender muita coisa sobre empreendedorismo por conta própria. Até agora, têm feito um excelente trabalho para três pessoas tão jovens.

[ Quinta-feira ]

No dia seguinte tivemos duas palestras. A primeira foi do Eric Santos, CEO da Praesto e evangelizador da cultura de lean startups no Brasil. Ele falou sobre a teoria do pivô, produto minimamente viável, relacionamento com cliente e a necessidade de se monetizar rapidamente. Aproveitamos a Campus Party para formalizar o Eric Santos como um dos mentores da Aceleradora no estado de Santa Catarina, e esperamos fazer um evento em breve com as startups da região.

A segunda palestra da quinta foi do Eduardo Bilman, antes Analista de Investimento da Confrapar e agora contratado pela moIP. Ele falou sobre relacionamento com investidores, conceitos do mercado de capital de risco e também deu dicas para startups decidirem quando pegar ou não investimento. (slides em breve)

[ Sexta-feira ]

Novamente tivemos duas palestras.
Fabrício Marchezini e Leandro Alves, sócios da Latitude14 falaram sobre usabilidade e priorização de funcionalidades. Eles mostraram um método usado nos projetos de gestão de produto da Latitude14, combinando elementos de Scrum e usabilidade.

A última palestra da CP foi de Gian Carlo Martinelli, fundador da Batuq e coordenador do Desafio FGV/Intel. Ele falou sobre a apresentação de produtos e startups para investidores, além de explicar como se preparar para as competições de startups e planos de negócio.

Ficamos muito felizes com o resultado, pois recebemos um ótimo feedback das startups participantes do programa de mentoring. Agradecemos novamente aos mentores, pela disponibilidade, atenção e por relevarem o barulho da Campus Party para darem seu recado.