Quando se fala de pequenas e médias empresas, existem dois destinos certos no Brasil: São Paulo, pela abundância de negócios e consumo, e regiões em desenvolvimento, pela carência de produtos e serviços em diversos setores. Porém, dependendo do modelo de negócio da sua startup, a geografia pode ser o menor dos seus problemas para crescer e ganhar escala – tudo depende de você criar um canal de distribuição eficiente, como a internet, Sedex ou mesmo um telefone.

As questões chave para definir a região a se criar uma startup são:

1) Uma concentração mínima dos seus principais clientes. Se o segmento de cliente definido no seu modelo de negócio não está próximo de você, será preciso ir ve-los face a face, ou a validação das suas hipóteses será garantidamente míope. Questionários online ajudam, mas não resolvem sua tentativa de vender um produto ainda inexistente e captar as nuances da reação dos seus clientes. Uma vez resolvido isso, é possível atende-los à distância. Um exemplo simples é um empreendedor que mora em uma cidade pequena do interior, mas quer criar um serviço web para donos de delivery fast-food: inicialmente, é melhor conversar muito com seus potenciais clientes em uma cidade grande. Quando você tiver encontrado o encaixe certo entre sua oferta e a demanda do mercado, o interior provavelmente terá custos menores para sua operação ser viável.

2) A disponibilidade de recursos e subsídios de impostos. Muitos estados (e países) possuem fortes incentivos à criação de inovação e novos negócios. Muitas prefeituras têm descontos para certas atividades ou manufatura de produtos, e existem agências de fomento que destinam grande parte de suas verbas a regiões como o Nordeste do Brasil e regiões carentes de diversos estados. Além do fomento público, existe investimento privado em diversas cidades fora do Sudeste, como Recife, Santa Catarina e Brasília.

3) Um bom equilíbrio entre o custo, qualidade e a disponibilidade de mão de obra. Não importa se seu time chave será composto por engenheiros químicos, psicólogos ou desenvolvedores: encontre um lugar onde eles existem em abundância, tenham formação de qualidade, mas tenham salários aceitáveis. Por exemplo, diversas cidades do interior de São Paulo ou Rio Grande do Sul estão a uma hora de distância da capital, mas têm volumes enormes de bons profissionais procurando emprego por salários abaixo da média do mercado.

4) Qualidade de vida, porque empreender não é fácil e a natureza ágil de uma startup vai consumir sua saúde muito mais rápido. Quanto mais qualidade de vida você tiver, melhor irá compensar seu trabalho com descanso e ócio criativo. Você pode ir a grandes centros sempre que precisar.

Isso significa que o melhor lugar para uma startup é fora de grandes capitais como Rio e São Paulo? Não. Mas é importante perceber que a localização pode contar bem menos do que você pensa, desde que seu trabalho seja bem feito ao definir um modelo de negócios eficiente.