Já ouviu falar de uma startup com dois programadores que iniciou a dominação mundial pouco mais de um ano após sua formalização como empresa? Esses dois programadores criaram o Google, que destronou o Altavista – então o líder incontestável no mercado de buscas – com um time pequeno trabalhando na garagem de uma amiga.

Existem histórias como essa em diversos setores, e o mundo de startups não é diferente. Mas é preciso evitar planos exagerados ou expectativas grandes demais ao tentar competir com um grande líder de mercado. Caso você ache que tem potencial para isso, siga algumas dicas:

1) Entregue uma proposição de valor única ou derive-a das suas vantagens competitivas. Se mais ninguém traz o benefício que sua startup traz, você tem chance de morder uma boa fatia de mercado se conseguir crescer rápido. O Google fez isso com o Altavista: resultados de busca certeiros e entregues mais rápido. A tecnologia fez toda a diferença, mas eles não ficaram FALANDO sobre isso, e sim entregando o produto.

2) Transforme-se em uma referência para seu setor, seja através de marketing ou atuando como um porta-voz de uma causa. As pessoas aos poucos se lembrarão de você antes da concorrência. Busque inspiração nos mercados tradicionais, e em como os empresários de sucesso foram aos poucos conquistando sua posição na cabeça de seus clientes, parceiros e pessoas interessadas no setor que eles atuavam.

3) Abrace as vantagens de ser pequeno. Como uma startup, você terá mais flexibilidade e pode tentar oferecer um serviço que aparentemente é personalizado, mas que por trás é altamente escalável. Por exemplo, cada usuário ter a impressão de um diálogo direto com a empresa, quando na verdade existe um software decidindo o que mostrar ao usuário em cada situação.

Se você tem uma grande empresa como concorrente e sua startup ainda está passando por um processo gradual e tentando definir seus diferenciais, cuidado – há uma grande chance de você fracassar. Agora, se há evidências concretas de receita e lucros crescentes enquanto sua startup caminha, você pode estar na estrada certa para ser um player competitivo e tornar seu maior concorrente um mero coadjuvante – ou mesmo tirá-lo do mercado rapidamente!