Muitas empresas bilionárias começaram em uma garagem – Apple e Google são bons exemplos. Além disso reduzir custos, não é necessário se preocupar com gestão ou conforto – somente com seus primeiros resultados. Mesmo assim, começar sua startup em um pequeno escritório, quarto ou garagem traz uma desvantagem: seu networking.
Os espaços de coworking tentam atender justamente a essa demanda: empreendedores e profissionais autônomos iniciando suas empresas, sem muita previsão de quantas pessoas ou qual espaço precisarão nos primeiros meses ou anos. Todos trabalham em uma mesma área – ou várias áreas conjugadas – dividindo custos de um local que traz não só facilidades e serviços, mas também a chance de conhecer pessoas similares e fazer negócios internamente.
No Brasil, com uma simples busca na internet é possível encontrar escritórios de coworking em diversas cidades, apesar da concentração ser maior nas capitais. Com preços que variam de R$ 200 a R$ 800 por posição ocupada, os serviços também variam: alguns oferecem somente internet, enquanto outros oferecem pacotes completos com telefone, secretária compartilhada, sala de reunião, serviços e impressão.
No coworking, você pode receber clientes, se organizar melhor, interagir com outros empreendedores e participar de eventos. Se você tem problemas de produtividade no seu home office, pode ser uma ótima opção. Visite Coworking Brasil para conhecer diversos espaços catalogados no país.
5 Comments on "Como funciona um espaço de coworking?"
Rafael de Souza Fonseca
01/03/2013Olá Yuri! Sou o Rafael, que já entrou em contato com você algumas vezes pra falar da MyWeenkel, a Rede Social Comercial que está na final mundial do processo seletivo pra entrar na Aceleradora Wayra e concorrendo no torneio Talent and Innovation of Américas, cuja final será na Guatemala.
Entro em contato pois eu e outros empresários do Vale do Paraíba estamos querendo criar um escritório de coworking por aqui, já que temos um enorme e importante polo tecnológico, milhares de empresas do APL Aeroespacial e APL de TIC. Tenho 2 especializações na área de Gestão da Inovação, mestrado internacional e agora faço o doutorado na área de Cooperação em Ciência e Tecnologia, além dos 12 anos de experiência com startups, por isso, visualizo esta como uma grande oportunidade e sei que poderia contribuir bastante.
Gostaria de convidá-lo para um papo sobre essa oportunidade, saber se você não teria o interesse em criar algo assim ou ser o nosso mentor, investidor.
Deixo aqui meu contato e a abertura para nos falarmos. Um abração e sucesso!
Yuri Gitahy
01/03/2013Fala Rafael, eu agradeço muito mesmo o convite :) Meu problema é que chegam alguns convites parecidos todo mês, e é difícil atender a eles e ainda manter o ritmo de trabalho que eu preciso. Mesmo assim, o canal está aberto e vocês podem entrar em contato sempre que precisarem! Não esqueça de avisar quando o coworking ficar pronto, e vamos ajudar a divulgar.
Fernanda Nudelman
11/03/2013Rafael, o Pto de Contato tem interesse em entrar nesta com vcs! Se preferir, me escreva no fernanda@ptodecontato.com.br
Daniel Mourão
04/03/2013Excelente texto. A cultura de coworking ou escritórios compartilhados ainda engatinha no Brasil, por isso a importância de divulgar essa "modalidade" em espaço de trabalho.
Muito mais barato, ágil e quase sem necessidade de investimento para o cliente, é um ótima maneira de começar um negócio ou expandir para outras cidades. A maior popularidade desse formato no exterior se prova pelo alto número de estrangeiros que recebemos sempre.
Muito obrigado pela ajuda na divulgação! Se puderem, visitem nosso site, divulgo varios textos por lá também: www.2work.com.br
Um abraço,
Fernanda Nudelman
11/03/2013Boa, Yuri! Obrigada por ajudar o movimento coworking no Brasil!
bjs