O Brasil é um país muito grande e nenhuma região é reconhecida como um grande centro empreendedor. Enquanto essa falta de atividade pode parecer uma desvantagem para muitas regiões brasileiras, há uma grande oportunidade: cada vez mais cidades pequenas estão passando por um grande avanço em relação a startups e empreendedorismo digital.

Antes de tudo, você deve encontrar empreendedores como você. Forme pequenos grupo de 5 ou 10 pessoas que estejam estudando boas práticas e atentos às informações que outras regiões produzem. Encontrem-se com frequência e organizem um meetup informal, caso sua cidade ainda não tenha algum. Repetindo esse ciclo, em poucos meses é possível realizar um meetup em qualquer cidade brasileira envolvendo de 50 a 200 empreendedores.

Após isso, crie um pequeno grupo e viajem juntos para algum evento em um grande centro. Seja uma vez por ano na Campus Party ou nas várias edições de desafios ou competições, participe e conheça pessoas de outras regiões. Aumente seu networking e traga essas pessoas para sua cidade, aumentando o intercâmbio de informações entre empreendedores distantes.

Uma vez que você já tenha filtrado os que persistem, crie um grupo mais comprometido que tenta criar produtos em conjunto. Ciclos de imersão ao longo de um fim de semana podem ajudar a gerar novos produtos, fazer protótipos de ideias e aplicar todas as técnicas que as equipes leem na teoria. A mistura de equipes quase sempre gera times mais funcionais que os originais, aumentando as chances dessa atividade extrapolar sua região e ser propagada em outros lugares.

É importante lembrar que muitas cidades possuem empreendedores digitais ou de tecnologia, mas poucas pessoas estão em uma startup de verdade – ou seja, procurando um modelo de negócios escalável e repetível. Aprender as técnicas certas e praticá-las em conjunto pode fazer muita diferença na evolução empreendedora da sua região – garanta que você seja parte de um processo contínuo e que crie referências de sucesso para incentivar cada vez mais empreendedores iniciantes.