Depois de um bom tempo – um pouco menos, se descontadas as semanas do Geeks on a Plane e todo o trabalho que foi resultado da viagem – finalmente podemos divulgar o resultado da Chamada 2011 da Aceleradora.

Essa divulgação vem algumas semanas após a escolha final dos projetos, por dois motivos:

  • – primeiro, porque decidimos adiantar algumas atividades de aceleração junto a alguns projetos. Desta forma, tivemos uma amostra do grau de maturidade e agilidade dos times ao longo de algumas semanas de interação.
  • – segundo, porque o simples fato de termos listado os 20 projetos da 2.a fase fez alguns deles serem abordados por fundos de investimento e investidores-anjo. Por questões de sigilo, decidimos não divulgar imediatamente a lista dos escolhidos.

Os critérios de escolha

Como em toda situação envolvendo projetos early-stage, não temos provas de que essas empresas aprovadas darão mais ou menos certo que as outras pré-classificadas. Nossa análise e escolha é baseada em evidências sobre os empreendedores, times, produto e mercados, além do feedback de mentores e investidores sobre os diferentes modelos de negócio.

Um dos novos critérios de 2011 foi que incentivamos as empresas a engajarem usuários e gerarem awareness antes mesmo de serem aprovadas – você pode conferir como elas se saíram no StartupBase. Algumas conclusões interessantes vieram dessa etapa… por exemplo: o TreinaTom teve mais de 500 votos porque engajou sua base existente de usuários e clientes; ao mesmo tempo, o Crowdtest nem mesmo tinha aberto seu projeto ao público, e conseguiu uma votação rápida e regular. O que importa não é somente o número de votos, mas também a proporção de votos em relação à base ativável de usuários e os métodos usados para conseguir esses votos (por exemplo, enquanto uns estressaram sua timeline do twitter incentivando votos, outros conversaram com usuários que são hubs sociais e ganharam votos de forma indireta).

Os modelos de negócio também foram avaliados (e questionados em alguns casos). Alguns deles tinham inovações incrementais claras, outros procuravam se diferenciar de forma inócua. Mesmo assim, uma startup com um modelo que comprovadamente gera receita e mostra potencial para ser escalável acaba ganhando mais pontos.

Além disso, tivemos startups que não cumpriram alguns critérios de classificação. Para resolver essa questão, alguns projetos que não haviam sido pré-aprovados originalmente foram colocados na disputa de acordo com a sua classificação como excedentes, e tiveram a chance de competir com os semi-finalistas previamente anunciados.

O que ganham as startups

Não temos como garantir que essas empresas terão sucesso, crescerão ou se receberão investimento no futuro. O que podemos garantir é que elas passam a contar com a Aceleradora durante o ano de 2011 em uma frequência no mínimo semanal para:

  • Sessões de mentoring presencial e remoto
  • Direcionamento da estratégia de bootstrapping x funding
  • Apoio na melhoria do modelo de negócio
  • Maior visibilidade na imprensa que cobre a cena de startups
  • Facilidade de acesso a investidores nacionais e internacionais parceiros da Aceleradora
  • Direcionamento do processo de aceleração, envolvendo apoio em marketing, vendas, tecnologia, jurídico, finanças, pessoas, gestão e estratégia
  • Pequenos aportes de capital, quando necessário
  • Validação do modelo de negócios junto a investidores parceiros (sem influenciar a decisão de funding)
  • Coaching para apresentação em eventos e junto a investidores

As startups escolhidas

Os cinco times escolhidos foram:

AcessoZero     |     Anuncie.La     |    Crowdtest     |     EuDecido     |     Vozis
 

Como você vê, alguns nem mesmo possuem um site lançado. E mesmo que você não esteja listado aqui, ainda há chances caso nossos recursos aumentem ao longo do ano: fique de olho no http://twitter.com/aceleradora para saber mais.

Agradecemos a todos que participaram da chamada e tiveram toda a paciência durante o processo de análise. Não deixem de mandar novidades sobre os projetos!