A comunidade empreendedora no Brasil está mudando para melhor. No cenário de startups em tecnologia, esta mudança está cada vez mais rápida porque:

  • há mais visibilidade na imprensa, devido ao aquecimento do mercado e esforços em levar o assunto para grandes veículos de mídia. Por exemplo, veja o que a Aceleradora conseguiu até agora com apoio do Portal Exame.
  • há mais informação criada pela própria comunidade brasileira, como os posts no Manual da Startup e videocasts do Pedro Sorrentino
  • o empreendedor brasileiro gradualmente perde a timidez de falar sobre seu projeto e tem amadurecido mais suas ideias antes de mostra-las ao público
  • aos poucos, empresas grandes percebem que vale a pena apoiar iniciativas ligadas a startups no Brasil (veja o exemplo da IBM apoiando o Startup Weekend SP)

Mas há uma palavrinha que pode fazer toda a diferença para isso se intensificar ainda mais: meetups.

[ O início dos Meetups no Brasil ]

Ao longo de 2010, a Aceleradora organizou meetups em várias cidades brasileiras com participação conjunta do RWW, Confrapar e SambaTech. Se você ler esse post de junho de 2010, vai entender que já tínhamos aprendido um pouco com os meetups que realizamos. Veja algumas opiniões sobre nosso Meetup do Rio de Janeiro:



Por falar nisso, o último meetup que a Aceleradora organizou aconteceu na Campus Party, retratado pelo IG Economia aqui.

[ Mais Meetups! BRNewTech ]

Em 2010, um dos nossos participantes mais ativos era o Marco Fisbhen, do Descomplica, que foi a 3 de nossos meetups e sempre nos deu a maior força – inclusive, contratamos a Produtora Descomplica para filmar o meetup do Rio (agradecemos novamente pelo preço camarada! 🙂 ) No final de 2010, o Marco se juntou ao Flávio Pripas da byMK com apoio da Bedy Yang do BRInnovators e In Hsieh, mentor da Aceleradora, e montaram um meetup com uma proposta diferente: o BRNewTech.

O BRNewTech opta por um modelo mais formal, com networking incentivado e pitches de empreendedores no início do meetup. O feedback dos empreendedores tem sido ótimo, e a Bedy (que mora no Vale do Silício) tem feito o esforço de trazer pessoas influentes dos EUA para falar via skype durante os meetups – e em breve, também pessoalmente.

Mas existe um problema grave nessas duas iniciativas.

Elas são somente duas, e não são suficientes para cobrir todo o ecossistema brasileiro de startups em tempo hábil. Precisamos andar mais rápido, e a mensagem que quero deixar para o empreendedor brasileiro é: o próximo meetup, quem deveria fazer era você.

[ Como fazer um meetup? ]

O pessoal do Amazon Startups já aprendeu. Mas se você é um líder de startups na sua comunidade local, aqui vão as dicas para você montar um calendário mensal de meetups e não ficar de fora dessa:

  1. Encontre um bar de boa localização e não muito caro, com capacidade para 100 pessoas ou mais. Elas devem poder conversar em pé em um ambiente bem aberto, bem ventilado, sem música ao vivo e com comanda individual para cada um pagar sua própria conta. Negocie um desconto com o dono do bar de acordo com o volume de participantes.
  2. Marque seu meetup para uma terça-feira (bares mais vazios) e abra uma lista de inscrição de 15 a
    20 dias antes do evento, com um bom esforço de divulgação. Divida o trabalho com outros empreendedores. Procure incubadoras da região e peça para divulgarem entre as empresas incubadas. Convide também os gerentes de incubadoras.
  3. Pegue um projetor emprestado de alguém, e use uma parede branca para eventuais slides. Não é necessário microfone se o bar tiver uma área reservada (e mesmo assim, muitos bares possuem sistema de som próprio – pergunte antes)
  4. Chame conhecidos da imprensa local, explique como um meetup funciona e mostre o video acima. Garanta que eles compareçam para cobrirem o evento, e peça que eles avisem você quando publicarem algo.
  5. Tire fotos, filme, crie posts de blog e divulgue via twitter após o evento. Forme uma comunidade assídua em torno do meetup, usando uma conta no Meetup.com, lista do Google Groups, grupo de Facebook/Orkut ou até mesmo uma rede social no Ning.
  6. Durante o meetup, incentive as pessoas a conversarem umas com as outras. Por exemplo, se você descobriu que uma startup precisa de um designer, e um designer na outra ponta do bar está procurando freela… apresente-os!
  7. Meetups não necessariamente precisam de palestras – isso é um outro tipo de evento. Neles, você irá exercitar seu networking, conhecer pessoas novas e usar o encontro como termômetro do empreendedorismo na sua região. Mexa-se!

Em 2011, quem poderia liderar o esforço na organização de meetups regionais? Alguns exemplos de “agitadores” com quem já conversei:

Sua cidade ou você não estão na lista? Não importa. Encontre os empreendedores de startups influentes na sua região e chame-os para ajudar você. Meetups de startups não precisam de dinheiro – eles são uma ação auto-organizada pela comunidade para contribuir para o amadurecimento do cenário local.

Quer apoio na divulgação, na própria organização, em convencer investidores ou empreendedores famosos para um meetup na sua cidade? Fale com a @Aceleradora e vamos tentar ajudar você. Estamos aqui para isso.