Passada a fase de planejamento do negócio, o empreendedor terá que recrutar o time ideal para tirar sua ideia do papel. Nem sempre a tarefa é simples, já que os recursos são escassos. Ma não se preocupe: milhões de pessoas passam por isso todos os dias, seja para conseguir um time para sua startup ou pessoas para formar uma banda (e repare, as situações não são tão diferentes).

Aqui estão quatro dicas para lidar com isso:

1. Fazendo você mesmo. Se você for capaz, ótimo. Caso você não se julgue capaz – ou seja, se não tiver as habilidades, experiências ou conhecimento suficientes para implementar seu projeto – tente reavaliar suas condições e sair da zona de conforto. Você consegue aprender mais por conta própria? Consegue atuar como aprendiz em algum projeto existente, adiando um pouco o início da sua startup mas se capacitando para tirá-la do papel sozinho? Gustavo Scanferla, empreendedor de Niterói (RJ), estudou programação durante o curso de Publicidade até ser capaz de concretizar seu projeto.

2. Pagando por seu time. Para isso, você precisa de financiamento – as opções incluem editais do governo, um investidor anjo, empréstimos, usar seu próprio capital ou vender algum bem, como o seu carro, por exemplo. Empreendedores focados e persistentes conseguem gerar alguns milhares de reais a partir de reservas inesperadas para contratar um time e dar os primeiros passos em sua startup.

3. Convencendo um time de voluntários. Se além de empreendedor você for um bom vendedor, tem ainda mais chances de convencer um time a trabalhar para você – mesmo que de graça – com a promessa de remunerá-lo de acordo quando sua startup tiver acesso a capital. Se sua ideia for inovadora e com potencial global, isso será ainda mais fácil.

4. Dividindo o bolo. Você pode dedicar pequenos percentuais da empresa para as pessoas mais importantes do time, sejam elas remuneradas ou não. Isso os tornará mais motivados e provavelmente mais produtivos. Além disso, você pode fazer parcerias com empresas já existentes em troca de percentuais da sua startup – advogados para ajudá-lo no registro de uma patente, ou empresas de software para emprestar desenvolvedores que realizem a programação.

Em todos esses casos, lembre-se que você está começando. Não faça concessões demais, mas também não seja ganancioso ou idealista demais, ou você não sairá do lugar.